A Praia de Nudismo, que em alguns lugares também pode ser chamada de Praia de Naturismo, é, a grosso modo, uma praia onde você pode ficar nú sem correr o risco de ser preso por isso. Antes de mais nada, é bom saber que existe diferença entre esses dois termos, naturismo (não confundir com naturalismo) e nudismo. Enquanto o naturismo é um estilo de vida não-sexual que afirma que o ato de desnudar "promove a integridade e estabilidade do corpo, mente e espírito humano" e "traz benefícios para a saúde física e mental", o nudismo é uma prática mais próxima do modismo e menos ligada aos aspectos espirituais e de saúde da prática da nudez. Resolvida essa questão linguística, vamos ao que interessa.
O QUE É?
São praias onde os usuários têm liberdade para ficar nus, ou seja, locais para se praticar o nudismo, sendo frequentemente usadas por adeptos do naturismo, o que inclui pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Elas ficam, geralmente, em terras públicas, possibilitando que qualquer membro do público possa acessá-las e usar as suas instalações sem precisar fazer parte de qualquer movimento ou aderir a qualquer crença pessoal. Normalmente, o uso desses locais é feito de forma anônima, pois, ao contrário do que ocorre num Resort ou Clube Naturista, não há aqui exigência de inscrição, identificação ou pré-reserva. Em tese, a única exigência nesses locais é a nudez. As Praias de Nudismo podem ser oficiais (legalmente sancionadas), não oficiais (toleradas pelos residentes e pelas forças de segurança) ou ilegais.
COMO SURGIU?
A nudez, em contextos sociais, foi praticada de várias formas por inúmeras culturas antigas, o que envolvia a prática no banho, na natação e em saunas, seja em grupos do mesmo sexo, dentro da família ou com amigos de sexo misto. Como primeiro registro histórico, têm-se o belga de língua francesa Jean Baptiste Luc Planchon (1734-1781) que, em 1778, usou o termo "naturisme" para defender o nudismo como um meio de melhorar a "vida saudável". Em 1891, foi fundado na Índia Britânica o mais antigo clube naturista da história, chamado de "Fellowship of the Naked Trust". No ano de 1903, numa região próxima de Hamburgo, foi inaugurado o primeiro clube organizado para nudistas em grande escala, chamado de "Freilichtpark" (ou Free-Light Park).
Em 1906, a filosofia entrou na jogada, com o doutor alemão Heinrich Pudor (1865-1943), sob o pseudônimo de Heinrich Scham, que escreveu um tratado onde discutia os benefícios da nudez na coeducação e defendia a prática de esportes sem o uso de roupas pesadas. Em seguida, o também alemão, Richard Ungewitter (1869-1958) propôs que combinar aptidão física, luz solar e banho de ar fresco com a filosofia nudista, contribuiu para a aptidão mental e psicológica, boa saúde e uma vida moral melhorada.
Quando em 1919, o médico alemão Kurt Huldschinsky (1883-1940) descobriu que a exposição à luz solar ajudou a curar o raquitismo em muitas crianças, foi o suficiente para associar, definitivamente, a luz solar com a melhoria da saúde. Fechando a participação da comunidade médica com chave de ouro, no início do século 20, os médicos e irmãos franceses Gaston e André Durville estudaram os efeitos da psicologia, nutrição e meio ambiente na saúde e na cura, concluindo que tanto alimentos quanto ambientes naturais eram vitais para o bem-estar e saúde humana, evidenciando o profundo efeito do ar puro e da luz solar nos corpos humanos nus. Eles chamaram esse conceito de "naturisme". Nesse meio tempo, a Alemanha já estava a promover essa onda chamada "naturismo", tendo como principais personagens Adolf Koch (1896-1970) e Hans Suren (1885-1972), surgindo ali o primeiro jornal de nudismo da história, que foi publicado até o ano de 1932.
O Naturismo explodiu como fenômeno na década de 20, na Alemanha, Reino Unido, França e outros países europeus, até se espalhar para os Estados Unidos, onde se estabeleceu na década de 30. Em 1951, as federações nacionais de nudismo se unem para formar a Federação Naturista Internacional (INF). Contudo, como nem todos os naturistas aceitaram ter que se associar a algum clube para poder praticar o naturismo, a partir de 1945, houve uma pressão social que culminou na designação de praias públicas para uso naturista. A partir de meados do século 20, começaram a surgir resorts de férias com altos padrões de conforto e comodidade, sendo que hoje já contamos até com cruzeiros para a prática do naturismo. Aqui no Brasil, a Federação Brasileira de Naturismo (FBRN) foi fundada em 1988. Fonte: Wikipedia.
MAS ISSO É MESMO LEGAL?
Depois do exposto no tópico anterior, acredito que um possível questionamento quanto a legalidade das Praias de Nudismo já foi atendido. Desde que uma autoridade local sancione legalmente uma determinada praia pública para a prática do Naturismo, nela a nudez pública será considerada como uma expressão naturalística e não como uma contravenção e/ou agressão à moral ou ao pudor social. A dica é procurar a federação nacional de nudismo do país para identificar onde estão localizadas as Praias de Nudismo mais próximas. Vale salientar que, também será possível encontrar Praias de Nudismo não oficiais, isto é, praias que não estão registradas na federação nacional de nudismo, mas, onde a prática do nudismo é tolerada pelos residentes e pelas forças de segurança locais.
TEM REGRAS OU POSSO "TOCAR O PAU"?
Tem regras, sim. E como tem. Se você ousar simular uma masturbação ou decidir ficar encarando as partes íntimas das pessoas em uma Praia de Nudismo, irá sentir o peso da lei nas suas costas. Então, se você não sabe se controlar e não respeita os outros, nem pense em entrar nesses locais.
Já sabemos que a maioria das Praias de Nudismo ficam em terras públicas e, por este motivo, elas permanecem sujeitas às leis ou costumes locais e seu acesso público irrestrito. Sendo assim, como não se trata algo com personalidade jurídica, como um resort, são os próprios frequentadores que ficam a cargo de impor ali os padrões de conduta ou código de ética. Padrões de conduta esses que assumem diferentes formas em diferentes países. Quem define essas regras de conduta são a INF e as federações nacionais de cada país. Aqui no Brasil, temos as seguintes Normas Éticas do Naturismo Brasileiro:
1. ATITUDES CONSIDERAS COMO "FALTA GRAVE":
● Ter comportamento sexualmente OSTENSIVO o e/ou praticar atos de caráter sexual ou OBSCENOS nas áreas públicas;
♦ Praticar VIOLÊNCIA física como meio de agressão a outrem;
● Utilizar meios FRAUDULENTOS para obter vantagens para si ou para terceiros;
♦ Portar ou utilizar DROGAS tóxicas ilegais;
● Causar DANO à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.
2. ATITUDES CONSIDERAS COMO "COMPORTAMENTO INADEQUADO":
● Concorrer para a discórdia por intermédio de propostas inconvenientes com conotação sexual;
♦ Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, SEM A PERMISSÃO dos mesmos;
● Utilizar aparelhos sonoros em volume que possa interferir na tranquilidade alheia, e/ou desrespeito aos horários de silêncio regulamentados;
♦ Causar CONSTRANGIMENTO pela prática de atitudes inadequadas;
● Portar-se de forma DESRESPEITOSA ou DISCRIMINATÓRIA permanente em relação a outros naturistas ou visitantes;
♦ Deixar LIXO em locais inadequados;
● Provocar DANOS à flora e à fauna, ou à imagem do Naturismo;
♦ Satisfazer NECESSIDADES FISIOLÓGICAS em áreas impróprias, ou exceder-se na ingestão de bebidas alcoólicas, causando constrangimento a outros naturistas;
● Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica;
♦ Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o topless, durante o período menstrual.
EXISTE ISSO NO BRASIL?
Claro que sim. O Brasil é um país de sol, de forte turismo, com louváveis belezas naturais, que ostenta uma miscigenação de sucesso e mais de 7 mil quilômetros de litoral, perfazendo uma combinação perfeita para as Praias de Nudismo. De acordo com dados da FBRN, existe atualmente 8 Praias de Nudismo oficiais no território brasileiro. Em relação, aquelas praias consideradas não oficiais, a conta fica em torno de 50, conta essa que inclui a Praia de Jurubá (Paraty/Rio de Janeiro) e a Praia Brava (Cabo Frio/Rio de Janeiro), por exemplo. Mas, vamos nos atentar apenas as localidades oficiais:
→ Praia de Tambaba (Conde/Paraíba);
→ Praia Barra Seca (Linhares/Espírito Santo);
→ Praia de Massarandupió (Entre Rios/Bahia);
→ Praia Olho de Boi (Búzios/Rio de Janeiro);
→ Praia do Abricó (Rio de Janeiro);
→ Praia da Galheta (Florianópolis/Santa Catarina);
→ Praia de Pedras Altas (Palhoça/Santa Catarina);
→ Praia do Pinho (Balneário Camboriú/Santa Catarina).
Um fato curioso é que, existe uma ideia equivocada no exterior de que nossa Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, se trata de uma Praia de Nudismo. Porém, tal imagem pejorativa deve-se ao polêmico filme estadunidense de comédia romântica "Blame It on Rio" ou "Feitiço do Rio" (1984), que inventou de retratar essa famosa praia carioca como tal. Apesar deste longa-metragem contar com a gatosíssima Demi Moore, além de outras beldades nuas, resultou num fiasco pois o enredo trata de uma adolescente que usa o sexo para seduzir um homem adulto. Já pensou?
E OS GRINGOS CURTEM ESSA PARADA?
E como curtem. Existem hoje, algo em torno de 250 Praias de Nudismo oficiais espalhadas por todo o mundo. Europa e América do Norte são as regiões que concentram a maior quantidade de Praias que permitem a prática do nudismo ou do topless. Dessas regiões, Estados Unidos e França são os países onde os nudistas encontram mais opções de lugar onde podem balangar suas "vergonhas" ao ar livre.
Então é isso. Não me culpe se esse post o(a) tiver convencido a abandonar sua "vida vestida" para se tornar um(a) Naturista ou Nudista. Não que sejamos como a Kara-El, mas os benefícios do sol sobre nossos corpos nus, e em meio social, afetam até nossa saúde mental. Apenas lembre-se das regras antes de pensar em frequentar uma Praia de Nudismo. Ok? Boa diversão!
O QUE É?
São praias onde os usuários têm liberdade para ficar nus, ou seja, locais para se praticar o nudismo, sendo frequentemente usadas por adeptos do naturismo, o que inclui pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Elas ficam, geralmente, em terras públicas, possibilitando que qualquer membro do público possa acessá-las e usar as suas instalações sem precisar fazer parte de qualquer movimento ou aderir a qualquer crença pessoal. Normalmente, o uso desses locais é feito de forma anônima, pois, ao contrário do que ocorre num Resort ou Clube Naturista, não há aqui exigência de inscrição, identificação ou pré-reserva. Em tese, a única exigência nesses locais é a nudez. As Praias de Nudismo podem ser oficiais (legalmente sancionadas), não oficiais (toleradas pelos residentes e pelas forças de segurança) ou ilegais.
COMO SURGIU?
A nudez, em contextos sociais, foi praticada de várias formas por inúmeras culturas antigas, o que envolvia a prática no banho, na natação e em saunas, seja em grupos do mesmo sexo, dentro da família ou com amigos de sexo misto. Como primeiro registro histórico, têm-se o belga de língua francesa Jean Baptiste Luc Planchon (1734-1781) que, em 1778, usou o termo "naturisme" para defender o nudismo como um meio de melhorar a "vida saudável". Em 1891, foi fundado na Índia Britânica o mais antigo clube naturista da história, chamado de "Fellowship of the Naked Trust". No ano de 1903, numa região próxima de Hamburgo, foi inaugurado o primeiro clube organizado para nudistas em grande escala, chamado de "Freilichtpark" (ou Free-Light Park).
Em 1906, a filosofia entrou na jogada, com o doutor alemão Heinrich Pudor (1865-1943), sob o pseudônimo de Heinrich Scham, que escreveu um tratado onde discutia os benefícios da nudez na coeducação e defendia a prática de esportes sem o uso de roupas pesadas. Em seguida, o também alemão, Richard Ungewitter (1869-1958) propôs que combinar aptidão física, luz solar e banho de ar fresco com a filosofia nudista, contribuiu para a aptidão mental e psicológica, boa saúde e uma vida moral melhorada.
Quando em 1919, o médico alemão Kurt Huldschinsky (1883-1940) descobriu que a exposição à luz solar ajudou a curar o raquitismo em muitas crianças, foi o suficiente para associar, definitivamente, a luz solar com a melhoria da saúde. Fechando a participação da comunidade médica com chave de ouro, no início do século 20, os médicos e irmãos franceses Gaston e André Durville estudaram os efeitos da psicologia, nutrição e meio ambiente na saúde e na cura, concluindo que tanto alimentos quanto ambientes naturais eram vitais para o bem-estar e saúde humana, evidenciando o profundo efeito do ar puro e da luz solar nos corpos humanos nus. Eles chamaram esse conceito de "naturisme". Nesse meio tempo, a Alemanha já estava a promover essa onda chamada "naturismo", tendo como principais personagens Adolf Koch (1896-1970) e Hans Suren (1885-1972), surgindo ali o primeiro jornal de nudismo da história, que foi publicado até o ano de 1932.
O Naturismo explodiu como fenômeno na década de 20, na Alemanha, Reino Unido, França e outros países europeus, até se espalhar para os Estados Unidos, onde se estabeleceu na década de 30. Em 1951, as federações nacionais de nudismo se unem para formar a Federação Naturista Internacional (INF). Contudo, como nem todos os naturistas aceitaram ter que se associar a algum clube para poder praticar o naturismo, a partir de 1945, houve uma pressão social que culminou na designação de praias públicas para uso naturista. A partir de meados do século 20, começaram a surgir resorts de férias com altos padrões de conforto e comodidade, sendo que hoje já contamos até com cruzeiros para a prática do naturismo. Aqui no Brasil, a Federação Brasileira de Naturismo (FBRN) foi fundada em 1988. Fonte: Wikipedia.
MAS ISSO É MESMO LEGAL?
Depois do exposto no tópico anterior, acredito que um possível questionamento quanto a legalidade das Praias de Nudismo já foi atendido. Desde que uma autoridade local sancione legalmente uma determinada praia pública para a prática do Naturismo, nela a nudez pública será considerada como uma expressão naturalística e não como uma contravenção e/ou agressão à moral ou ao pudor social. A dica é procurar a federação nacional de nudismo do país para identificar onde estão localizadas as Praias de Nudismo mais próximas. Vale salientar que, também será possível encontrar Praias de Nudismo não oficiais, isto é, praias que não estão registradas na federação nacional de nudismo, mas, onde a prática do nudismo é tolerada pelos residentes e pelas forças de segurança locais.
TEM REGRAS OU POSSO "TOCAR O PAU"?
Tem regras, sim. E como tem. Se você ousar simular uma masturbação ou decidir ficar encarando as partes íntimas das pessoas em uma Praia de Nudismo, irá sentir o peso da lei nas suas costas. Então, se você não sabe se controlar e não respeita os outros, nem pense em entrar nesses locais.
Já sabemos que a maioria das Praias de Nudismo ficam em terras públicas e, por este motivo, elas permanecem sujeitas às leis ou costumes locais e seu acesso público irrestrito. Sendo assim, como não se trata algo com personalidade jurídica, como um resort, são os próprios frequentadores que ficam a cargo de impor ali os padrões de conduta ou código de ética. Padrões de conduta esses que assumem diferentes formas em diferentes países. Quem define essas regras de conduta são a INF e as federações nacionais de cada país. Aqui no Brasil, temos as seguintes Normas Éticas do Naturismo Brasileiro:
1. ATITUDES CONSIDERAS COMO "FALTA GRAVE":
● Ter comportamento sexualmente OSTENSIVO o e/ou praticar atos de caráter sexual ou OBSCENOS nas áreas públicas;
♦ Praticar VIOLÊNCIA física como meio de agressão a outrem;
● Utilizar meios FRAUDULENTOS para obter vantagens para si ou para terceiros;
♦ Portar ou utilizar DROGAS tóxicas ilegais;
● Causar DANO à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.
2. ATITUDES CONSIDERAS COMO "COMPORTAMENTO INADEQUADO":
● Concorrer para a discórdia por intermédio de propostas inconvenientes com conotação sexual;
♦ Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, SEM A PERMISSÃO dos mesmos;
● Utilizar aparelhos sonoros em volume que possa interferir na tranquilidade alheia, e/ou desrespeito aos horários de silêncio regulamentados;
♦ Causar CONSTRANGIMENTO pela prática de atitudes inadequadas;
● Portar-se de forma DESRESPEITOSA ou DISCRIMINATÓRIA permanente em relação a outros naturistas ou visitantes;
♦ Deixar LIXO em locais inadequados;
● Provocar DANOS à flora e à fauna, ou à imagem do Naturismo;
♦ Satisfazer NECESSIDADES FISIOLÓGICAS em áreas impróprias, ou exceder-se na ingestão de bebidas alcoólicas, causando constrangimento a outros naturistas;
● Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica;
♦ Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o topless, durante o período menstrual.
EXISTE ISSO NO BRASIL?
Claro que sim. O Brasil é um país de sol, de forte turismo, com louváveis belezas naturais, que ostenta uma miscigenação de sucesso e mais de 7 mil quilômetros de litoral, perfazendo uma combinação perfeita para as Praias de Nudismo. De acordo com dados da FBRN, existe atualmente 8 Praias de Nudismo oficiais no território brasileiro. Em relação, aquelas praias consideradas não oficiais, a conta fica em torno de 50, conta essa que inclui a Praia de Jurubá (Paraty/Rio de Janeiro) e a Praia Brava (Cabo Frio/Rio de Janeiro), por exemplo. Mas, vamos nos atentar apenas as localidades oficiais:
→ Praia de Tambaba (Conde/Paraíba);
→ Praia Barra Seca (Linhares/Espírito Santo);
→ Praia de Massarandupió (Entre Rios/Bahia);
→ Praia Olho de Boi (Búzios/Rio de Janeiro);
→ Praia do Abricó (Rio de Janeiro);
→ Praia da Galheta (Florianópolis/Santa Catarina);
→ Praia de Pedras Altas (Palhoça/Santa Catarina);
→ Praia do Pinho (Balneário Camboriú/Santa Catarina).
Um fato curioso é que, existe uma ideia equivocada no exterior de que nossa Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, se trata de uma Praia de Nudismo. Porém, tal imagem pejorativa deve-se ao polêmico filme estadunidense de comédia romântica "Blame It on Rio" ou "Feitiço do Rio" (1984), que inventou de retratar essa famosa praia carioca como tal. Apesar deste longa-metragem contar com a gatosíssima Demi Moore, além de outras beldades nuas, resultou num fiasco pois o enredo trata de uma adolescente que usa o sexo para seduzir um homem adulto. Já pensou?
E OS GRINGOS CURTEM ESSA PARADA?
E como curtem. Existem hoje, algo em torno de 250 Praias de Nudismo oficiais espalhadas por todo o mundo. Europa e América do Norte são as regiões que concentram a maior quantidade de Praias que permitem a prática do nudismo ou do topless. Dessas regiões, Estados Unidos e França são os países onde os nudistas encontram mais opções de lugar onde podem balangar suas "vergonhas" ao ar livre.
Então é isso. Não me culpe se esse post o(a) tiver convencido a abandonar sua "vida vestida" para se tornar um(a) Naturista ou Nudista. Não que sejamos como a Kara-El, mas os benefícios do sol sobre nossos corpos nus, e em meio social, afetam até nossa saúde mental. Apenas lembre-se das regras antes de pensar em frequentar uma Praia de Nudismo. Ok? Boa diversão!
0 Comentários